Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Grupo Empresarial OCEQ de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

INFORMAÇÕES

Carreira | O que você precisa saber sobre etiqueta nos negócios

Não há qualquer novidade em apontar que as habilidades técnicas são importantes para qualquer profissional, independente do porte e setor da empresa onde atuam.

No entanto, além delas, para ter sucesso e alavancar uma carreira é preciso contar também – aliás, principalmente – com um conjunto de habilidades sociais que complementem as técnicas, com destaque nos relacionamentos construídos nas atividades que a pessoa desenvolve com terceiros, por conta da empresa onde trabalha. Os terceiros, no caso, podem ser funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e outros públicos afins que mantêm uma relação com a empresa.

A prática da educação, da gentileza e do respeito nos relacionamentos não custa nada e funcionam muito bem quando se deseja construir relações sólidas.

Neste contexto, as questões de etiqueta no trabalho ganham cores especiais e merecem ser tratadas com especial atenção. O exercício da boa etiqueta deve ocorrer em praticamente todos os tipos de relacionamentos: desde a maneira de se vestir para o trabalho até as comemorações do fim de ano, passando pelo ato de presentear, pelo uso do telefone e e-mail, em almoços e confraternizações, entre tantos outros acontecimentos sociais que ocorrem no contexto profissional de qualquer pessoa.

Quanto à aparência, qual o nível de atenção que você reserva a ela? Imagem pode até não ser tudo para você, mas saiba que, no aspecto profissional, ela tem uma importância muito maior do que você pensa. Al Ries e Jack Trout, especialistas na arte do posicionamento, já diziam: “se você é advogado, vista-se com ternos”.

Um banho de loja para melhorar a aparência não adianta! É preciso haver uma combinação de cores e estilos nas roupas que se escolhe para fazer parte do seu guarda-roupa no dia-a-dia.

As dicas mais elementares neste sentido são para não repetir uma mesma camisa dois dias seguidos, e combinar, com as mesmas cores, meias e calçados. O vestuário não pode parecer vulgar. Sobre colônias, o uso deve ocorrer sempre de forma moderada.

Para mulheres, especialista recomendam evitar o uso de microssaia ou roupas justas, pois atraem os olhares masculinos. Deve-se tomar muito cuidado para não deixar à vista as peças íntimas. Quanto aos homens, deve-se evitar o uso de sandálias e camisa de manga curta com terno e, também, camisa de manga curta com gravata.

Sobre telefonemas: sempre dê retorno às ligações e mantenha um tom de voz adequado nas conversas. Quando você estiver ouvindo a conversa de alguém, evite fazer qualquer tipo de comentário após observar o encerramento dela. Ao perceber que o assunto é pessoal, procure distanciar-se da pessoa, de maneira discreta, retornando mais tarde.

Com e-mails, faça sempre uma leitura da mensagem antes de encaminhá-la, tomando cuidado com a grafia das palavras e com o sentido das ideias. Evite o uso de arquivos atachados, textos longos, letras maiúsculas e mensagens com assuntos diversos, como piadas e “correntes”. As respostas a e-mails devem ser oferecidas, no máximo, dentro de 48 horas.

No uso do dinheiro da empresa, nada de esbanjar ou mesquinhar. A sugestão é apelar para o bom-senso, principalmente diante de terceiros.

Quando se convida alguém para um almoço, por exemplo, deve-se considerar a conveniência da localização do restaurante e os estilos e preferências gastronômicas do convidado. A disposição à mesa deve seguir o padrão frente-a-frente. A questão da pontualidade nem se comenta: ela é mais que imprescindível. A conta deve ser paga por aquele que fez o convite (mesmo que seja mulher), havendo-se a possibilidade da conta ser dividida apenas caso o relacionamento profissional seja de longa data. As refeições não podem, tradicionalmente, durar mais que duas horas. Se você for o convidado, não amplie o convite a outras pessoas.

Ao presentear alguém que trabalha com você, tome cuidado para não cometer uma gafe. Qualquer deslize pode marcar a relação para sempre. O caminho para não errar é procurar descobrir as preferências da outra pessoa. Evite o envio de cestas de café-da-manhã e tele mensagens no trabalho.

Em confraternizações, não compareça com o estômago vazio – se for o caso, faça antes uma alimentação leve. Beba pouco e faça uso, com frequência, guardanapos para limpar a mão antes de qualquer cumprimento. Também não se esqueça de fazer as apresentações sempre que alguém se juntar à conversa.

Respeitando estas dicas e procurando descobrir outras mais que existem, certamente você terá uma carreira de sucesso no campo profissional, desenvolvendo-se com a mesma habilidade e competência no aspecto pessoal das relações que constrói ao longo dos relacionamentos que sua empresa proporciona, pois nem tudo é só trabalho.